Ícone de pesquisa do Download.it
Advertisement

Testes personalizados para medir o desempenho da placa de vídeo

Testes personalizados para medir o desempenho da placa de vídeo

Vote: (6 votos)

licença do Programa: Grátis

Desenvolvedor: OZone3D

Versão: 1.31.0.0

Funciona em: Windows

Vote:

licença do Programa

(6 votos)

Grátis

Desenvolvedor

Versão

OZone3D

1.31.0.0

Funciona em:

Windows

Prós

  • O suporte ao sistema operacional vai até o XP
  • Interface simples e fácil de usar
  • Suporta OpenGL
  • Oferece uma opção para testar com ou sem anti-aliasing
  • Gratuito

Contras

  • Ausência de alguns recursos avançados encontrados em outras ferramentas de benchmarking de GPU
  • Suporta apenas sistemas operacionais baseados em Windows

Furmark é um utilitário baseado no Windows projetado para testar e informar sobre as capacidades de uma placa gráfica. O programa essencialmente realiza um teste de estresse na unidade de processamento gráfico (GPU). Ele começa com um teste bastante leve com tarefas triviais baseadas em GPU. A Furmark então procede para aumentar a dificuldade das tarefas apresentadas à GPU.

Um usuário pode obter uma série de resultados importantes executando um teste com a Furmark. Uma das informações mais importantes fornecidas pelo programa se refere ao que a placa gráfica é realmente capaz de fazer. Os fornecedores frequentemente fazem afirmações um tanto exageradas sobre as capacidades de suas GPUs. Isso raramente é realmente uma mentira. Mas os fabricantes de placas gráficas hesitam compreensivelmente em falar demais sobre os piores cenários com seus produtos. Em vez disso, eles benchmark suas placas em ambientes que fornecem os melhores resultados possíveis para a GPU. Isso pode envolver qualquer coisa, desde a RAM subjacente no sistema até a velocidade do disco rígido. Nessa capacidade, a Furmark pode informar às pessoas se sua placa gráfica está realmente atendendo às reivindicações do fabricante.

A Furmark também não ajuda apenas as pessoas a encontrar problemas com sua GPU. O programa é também uma ferramenta importante para resolver esses problemas. Isso é feito, em grande parte, executando a Furmark antes e depois de fazer mudanças na arquitetura ou na configuração de software de um computador. Por exemplo, um usuário pode executar o Furmark e descobrir que sua placa gráfica está com desempenho abaixo do esperado. Ele sabe que tem uma RAM abaixo da média em seu computador e acha que esse pode ser o problema. O usuário pode tentar pegar emprestado alguns pentes de RAM para ver se isso ajuda antes de gastar dinheiro na compra. Nesse caso, a Furmark diria se a RAM extra estava realmente ajudando ou não.

A Furmark também pode ser usada para identificar problemas subjacentes com a estabilidade geral de um computador. Uma GPU é uma das partes mais importantes de um computador. Ela é responsável por desenhar tudo na tela e calcular muitos elementos da exibição gráfica de um sistema. Isso significa que quando algo dá errado com uma GPU, ela frequentemente causa a queda do sistema inteiro. Mas como isso acontece muito rápido, e porque problemas na GPU geralmente resultam em telas em branco, muitas vezes é difícil diagnosticar corretamente. As pessoas só sabem que seu computador está travando. Elas não sabem que é culpa da placa gráfica.

A Furmark pode ajudar os usuários a diagnosticar esse problema através de seu teste de estresse. O programa só aumenta o uso de recursos na GPU. Portanto, se um computador trava ao usar o teste de estresse da Furmark, isso sugere que a placa gráfica é a fonte do problema. Da mesma forma, a Furmark pode então ser usada para verificar se um reparo na placa gráfica foi bem-sucedido.

Prós

  • O suporte ao sistema operacional vai até o XP
  • Interface simples e fácil de usar
  • Suporta OpenGL
  • Oferece uma opção para testar com ou sem anti-aliasing
  • Gratuito

Contras

  • Ausência de alguns recursos avançados encontrados em outras ferramentas de benchmarking de GPU
  • Suporta apenas sistemas operacionais baseados em Windows